top of page

Horários de Missa na Matriz da Santa Luzia

Terça a sexta - 12h
Domingo - 7h, 10h e 19h

ACONTECEU NA
PARÓQUIA SANTA LUZIA - NOVO HORIZONTE

História da Matriz Santa Luzia

 A história da Matriz Santa Luzia começou no ano de 1974. As primeiras missas foram celebradas nas casas de famílias e até mesmo debaixo de árvores, mas a partir de um domingo, 22 de novembro daquele ano, o saudoso Pe. Alberto de Siqueira, que era vigário da Paróquia Rainha da Paz, da Vila União, conseguiu permissão para celebrar as missas numa sala de aula da Escola Municipal Percival Xavier Rebelo, no Novo Horizonte. Ele levava uma pequena radiola para tocar o disco de vinil que continha os cânticos das missas.

     Decorrido algum tempo, conseguiu-se junto à Prefeitura autorização para que as missas fossem realizadas no Salão do Centro Comunitário da FUMDEC, anexo à Escola Municipal Percival Xavier Rebelo. Em 13 de agosto de 1976 foi criada a Comunidade Jovem do Novo Horizonte. Em julho de 1977, foi criada a Comunidade Santa Luzia, e em 1978 iniciaram-se as atividades do Apostolado de Oração, dos Vicentinos e do grupo dos Cursilistas.

     A comunidade foi crescendo e, com a mobilização das pessoas, foram conseguidos recursos para levantar a igreja. Já no seu acabamento, um projeto iniciado pelo monsenhor Primo Vieira e Pe. Alberto arrecadou fundos vindos da Alemanha. Na conclusão da obra, o vigário era o Pe. Antônio Ribeiro Manso.

     Em 24 de maio de 1980, por meio do decreto 02/1980, foi então criada a Paróquia Santa Luzia. Com sua matriz na avenida Domiciano Peixoto. Em cima de uma camioneta, foi celebrada a Santa Missa que marcou o local da Igreja Matriz de Santa Luzia, com a presença do Pe. Alberto Siqueira e do monsenhor Primo Vieira, que compôs o hino oficial de Santa Luzia. No dia 29 de junho de 1982, inaugurou-se a Igreja Matriz Santa Luzia, com a bênção solene dada pelo então arcebispo Dom Fernando Gomes dos Santos.

     Nos anos seguintes, as comunidades da paróquia foram surgindo. Em 1982 foi criada a Comunidade Maria de Nazaré; em 1987, a São José; em 1989 a Jesus Transfigurado e, por fim, em 1992, a São Paulo Apóstolo.

     No decorrer destes anos, vários sacerdotes estiveram à frente da paróquia, dentre eles os padres José Yves Marie Bernard, Antonio Ribeiro Manso, Alípio Martinez Fernandez, José Yves Marie Bernard; Alberto de Siqueira, Arlindo Santiago Amparado, Iracy Camilo do Carmo, Pedro Mendes Davi de Souza, João Dias Netto, Carlos Tanatinga Barreira M. de Lima, Elenivaldo Manoel dos Santos Carlos Eduardo Nascimento, Arpuim Aguiar e, atualmente, Pe. Dorcílio de Oliveira Junior como administrador paroquial.

bottom of page