top of page

Capela Maria de Nazaré

​     No Jardim Presidente, no final do ano de 1981, alguns moradores sentiram a necessidade de construir uma comunidade católica na região. Dentre eles estavam: Alaor Rezende da Silva, Mercedes Graciano de Jesus, Aparecida Jacinta Gomes da Silva, Luzia Bertolina Leite, Maria das Graças, Marilda Divina da Silva, Leondina Fernandes Santiago e outros, liderados pelo senhor Juvenal Pedro da Silva. Nesse ínterim, eles ganharam um terreno de 15x90 m2, onde hoje localiza-se o Colégio Sebastião de França, no mesmo bairro.
     Por meio de terços, festas católicas e bingos, os fiéis conseguiram angariar fundos para comprar a madeira para construir um cruzeiro. No dia 26 de março de 1982, aconteceu a primeira missa aos pés do cruzeiro, celebrada por padre Alaor, da Paróquia São Cristóvão. Nesse dia, a comunidade passou a ser chamada de Comunidade Católica Jardim Presidente. Os fiéis só não esperavam que pouco tempo depois o cruzeiro fosse arrancado. Como o terreno que eles ganharam era um lote invadido, o proprietário tomou posse e tirou o cruzeiro do lugar. Sem lugar para o cruzeiro, tiveram que levá-lo para suas casas.

     Sempre unidos, eles não desanimaram. “Continuamos angariando fundos para comprar um terreno para fixar o cruzeiro e assim construir a comunidade”, disse o senhor Juvenal. Padre José Ives também foi um grande colaborador: além de ajudar em alguns eventos, doou parte do dinheiro para a compra do terreno. O terreno onde está situada a Comunidade Maria de Nazaré foi adquirido no dia 12 de abril de 1985, no valor de seiscentos mil cruzeiros.

     A pequena comunidade sugeriu o nome de comunidade Santa Maria. Padre Ives levou a sugestão até a Cúria, mas como já havia uma comunidade com esse título, ele voltou com o nome “Maria de Nazaré”. Os moradores fizeram um mutirão e construíram uma pequena capela, que o ventou levou, por causa de um vendaval. O vento destruiu só a construção, mas ficou a fé, a esperança e a determinação dos fiéis e moradores.

     Entre um acontecimento e outro, padre Camilo do Carmo assumiu a administração da matriz Santa Luzia. Com isso, ele ajudou a construir o prédio onde hoje está a Comunidade Maria de Nazaré. Foi ele também quem presidiu a primeira missa na comunidade, no dia 7 de junho de 1992, às 17h. Monsenhor João Dias também contribuiu muito para o término da construção e manutenção.

       Desde a sua inauguração, a comunidade ainda não havia passado por nenhuma reforma. Em 2017 o ainda pároco Elenivaldo Manoel deu inicio a uma reforma. A previsão do término desta reforma é ainda no ano de 2018, já com o novo pároco Arpuim Aguiar, e com todos os fiéis dizimistas que também servem a Deus na comunidade.

bottom of page